*Regulação da temperatura corporal
O ser humano, por conseguir preservar o seu calor independentemente do meio ambiente é denominado de homeotérmico ou endotérmico.
A temperatura do ser humano é regulada pelos sensores térmicos, estes sensores térmicos estão situados na pele d hipotálomo anterior e na pele dos órgãos corporais profundos.
*Intervenientes da regulação da temperatura corporal
Na pele existem milhares de receptores espalhados por cada centímetro, sendo eles receptores sensíveis ao frio e outros sensíveis ao calor que quando em contacto com essas temperaturas envia um estimulo para o cérebro para reconhecer a temperatura do meio.
A estimulação dos receptores térmicos traduz-se por um aumento da frequência dos impulsos emitidos para o centro integrador (hipotalomo).
A hipófise pode ser estimulada pelo hipotalomo, como consequente a libertação da tiroxita (T4), uma hormona produzida na tiróide, que estimula o metabolismo celular e gera energia térmica.
O sistema eferente é composto por:
*SNC (sistema nervoso central) que tem como função a percepção das variações de temperatura.
*SNS (sistema nervoso somático) que controla a contracção muscular, controla a termogénese muscular
*SNA (sistema nervoso autónomo) regula a vasoconstrição e a vasodilatação, a condução do calor dentro da pele, metabolismo celular entre muitos outros mecanismos
Mecanismos de
Sudação = acto de libertar e produzir suor, a composição da secreção percursora do suar é similar á do plasma excepto pela ausência de proteínas pela menor concentração de sódio e de cloro.
Para a produção de suor, ocorre a absorção de Na+ e Cl- .
A Aldoesterona regula o volume, a pressão sanguínea e os níveis de Na+ e Cl- no sangue.
Uma situação de hipertermia é quando o corpo tem demasiado calor acumulado, no caso da hipotermia é o contrario porque tem demasiada acumulação de frio no corpo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário