terça-feira, 15 de abril de 2008

(texto de Rita Mota)

Os métodos contraceptivos servem para prevenir a mulher de não engravidar e de proteger contra algumas doenças sexualmente transmissíveis.
Alguns métodos são:
Método Caracterização
Métodos da barreira
-Preservativo masculino


- Diafragma


Cobertura de látex não porosa colocada sobre o pénis, evitando a saída do esperma para o sistema reprodutor feminino

Membrana de borracha que adere as paredes da vagina, devendo ser usado com um espermicida

Dispositivos intra-uterinos (DIU)
Objecto de plástico, cobre ou ferro que é inserido na cavidade uterina e impede a implantação de um ovo fertilizado


Métodos hormonais (contraceptivos orais)
A pílula ajusta os níveis hormonais, interferindo no desenvolvimento folicular ou na implantação de ovo no útero


Hereditariedade

Gregor Mendel apresentou as bases modernas da hereditariedade em meados do século XIX, este trabalhou com a ervilha.
Este cruzou, plantas com flores brancas e vermelhas, com sementes lisas e rugosas, com sementes amarelas e verdes, estudou também os híbridos resultantes da primeira geração-filha.

Um exemplo pode ser:

Num determinado ambiente as plantas altas mediam 6 á 7 pés, enquanto as anãs mediam de 9 à 18 polegadas. Uma planta anã nunca transformou-se em alta e uma alta nunca transformou-se numa anã. Mendel estudou 7 características, cada uma com duas manifestações fenotípicas. Elas são relacionadas na tabela que segue.


Aula nº46
04-04-08
Sumario: Construção do xadrez mendeliano.
O sistema sanguíneo ABO


Conceitos básicos de genética

O material genético do pai e da mãe unido, quando o espermatozóide se funde com o oócito secundário e origina o zigoto, faz com que o novo ser seja parecido com os pais.
O número diplóide de cromossomas do cariótipo humano é de 46, todas as células contêm 23 pares de cromossomas, excepto os gâmetas que contêm apenas 23 cromossomas. A cada par de cromossomas, um proveio da mãe outro do pai, cada cromossoma homólogo, constitui um par e contêm genes que controlam as mesmas características.
Um alelo que mascara a presença de outro alelo e um alelo dominante e a característica é designada também por dominante, o mesmo quando o alelo e recessivo as suas características serão recessivas.
Os alelos dominantes são expressados por P e os recessivos por p. uma pessoa que tem os mesmo alelos em cromossomas homólogos, PP ou pp, é homozigótico, para a característica PP é homozigótico dominante e pp é homozigótico recessivo, e uma pessoa que tem os alelos diferentes em cromossomas homólogos, por exemplo, Pp é heterozigótica.
Todos os genes que um individuo tem correspondem ao seu genótipo.
O fenotipo é a expressão física do gene. Uma pessoa Pp (heterozigótica) tem um genótipo diferente de uma pessoa PP (homozigótica), mas têm ambos o mesmo fenótipo, expressam a característica P, estes embora não expressem a característica recessiva podem passa-la ao filhos.
Existem também os alelos co-dominantes, não apresentam relações de dominância nem de recessividade, assim cada alelo é capaz de se mostrar em condições heterozigóticas.
Há casos em que ocorre a dominância incompleta.


O sistema sanguíneo ABO

Na superfície dos glóbulos vermelhos existem glicolípidos e glicoproteínas designadas por aglutinogénios, o sangue é caracterizado em diferentes grupos. O processo hereditário inerente á característica do grupo sanguíneo humano constitui um caso de alelos múltiplos, apesar de cada indivíduo só herdar dois alelos em cada gene.
Os quatro tipos de sangue existentes no sistema ABO – A, B, AB e O, resultam de um processo hereditário envolvendo seis combinações de três alelos.
Um individuo que tenha na superfície das hemácias o antigénio A tem sangue tipo A, se o antigénio B existir na superfície das células é sangue B, se apresentar estes dois antigénios A e B o seu tipo de sangue será AB mas se não apresentar nenhum destes antigénios o seu sangue é tipo O.

Nenhum comentário: