Neuro : Neurónios – informação - Cérebro
Muscular : Músculo
Esta junção é efectuada no tecido muscular esquelético.
Que importância tem esta informação?
Como já estudamos, o tecido muscular esquelético é um tecido voluntário, ou seja, necessita de “ordens” provenientes do cérebro, que lhe indicam o que fazer. Para que essa informação chegue à célula muscular, são necessários os neurónios, que transmitem a informação que o cérebro quer passar à célula.
Como?
Os neurónios contêm vesículas sinápticas, estas são portadoras de neurotransmissores. Para que os neurónios transmitam informação à célula muscular, esta contêm uma zona especializada chamada de placa motora, a partir da qual o axónio (parte do neurónio) se junta à célula e com um impulso nervoso (eléctrico) liberta a informação que possuía, chegando às fibras musculares sob a forma de linguagem química.
Para que haja a contracção muscular são necessários que se realizem vários processos a nível das fibras muscular, do esqueleto, dos nervos etc. dentro deles está a junção neuromuscular, que foi dada de uma forma mais aprofundada de maneira a que tenhamos percebido um dos processos contribuintes para os tipos de contracção muscular, Isotónica e Isométrica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário